Juntas rotativas – o que são?
Uma junta rotativa é um dispositivo especial usado para transferir fluidos sob pressão ou vácuo de uma parte estacionária para uma parte rotativa. A utilização deste dispositivo permite garantir a estanqueidade total na junção das partes estáticas e rotativas e, portanto, o líquido pode fluir para dentro ou para fora da parte rotativa.
A própria parte rotativa do sistema é utilizada para reter e transferir fluido, evitando seu vazamento. O design deste dispositivo pode variar dependendo da aplicação.
Os especialistas hoje identificam vários componentes da junta rotativa:
Corpo giratório. A parte estática do corpo que conecta todas as outras partes componentes. Este componente possui uma ou mais saídas roscadas às quais são fixados tubos de entrada e saída;
Rotor. Esta parte é responsável pela transferência de líquidos através da conexão onde está localizado o mecanismo. O rotor pode ser rosqueado ou flangeado. Esta peça gira junto com um cilindro ou outro mecanismo rotativo. Caso seja utilizado rotor roscado, deve-se ter cuidado especial para garantir que o sentido de rotação trave o engate, por isso é melhor dar preferência aos rotores parafuso no sentido horário, onde o cilindro gira no sentido oposto e vice-versa. Ou seja, o sentido de aparafusamento do rotor deve ser oposto ao sentido de rotação do cilindro.
A parte mais importante de qualquer junta rotativa é considerada a vedação. Acontece que a vedação evita possíveis vazamentos de líquido durante o funcionamento do sistema.
Hoje, vários mecanismos são usados como vedações em juntas rotativas, que os especialistas dividem condicionalmente em vários tipos:
Selo mecânico mecânico. Nesse caso, geralmente é usada uma vedação de carbono, que se ajusta perfeitamente à superfície;
Vedação radial. Neste caso, principalmente o plástico é utilizado para a fabricação. O dispositivo opera por meio de anéis de vedação ou molas metálicas;
Selo labirinto.